25 de outubro de 2010

25 de outubro. Dia do dentista e da Saúde bucal


O último censo da área em 2003 aponta uma deterioração da condição de saúde bucal dos brasileiros, principalmente a partir da fase adulta. O documento mostra que a maior parte das pessoas chega aos sessenta anos de vida sem dentes. Esta é uma situação que precisa ser modificada, visto que os principais fatores que contribuem para o quadro acima são determinados pelo estilo de vida das pessoas, sendo assim, o dentista tem papel fundamental na formação de hábitos salutares.

Este 25 de outubro é o Dia do Dentista.

Dentista, odontólogo, profissional de saúde bucal! Este é um importante profissional da saúde e que cumpre na sociedade um papel essencial. O Dentista ou Odontólogo é o profissional responsável pelo tratamento e diagnóstico dos problemas bucais. O dentista estuda dentes, gengivas, bochechas, lábios, língua e as diversas doenças que podem acontecer na arcada dentária

Cabe a ele também extrair ( arrancar ) dentes, restaurar dentes, implantar, fazer enxerto ósseo, planejar, diagnosticar, ajudar a contruir e instalar aparelhos dentários, além de fazer limpeza profissional de dentes e gengiva, usando aparelhos e substancias específicas.


Programa Brasil Sorridente
No Brasil, a cada ano há mais dentistas vinculados ao SUS, Sistema Único de Saúde, graças ao programa Brasil Sorridente. O coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, destaca que, tudo isso, valorizou toda a área de odontologia no Brasil.

"O Sistema Único de Saúde é hoje o grande empregador de profissionais de odontologia, não apenas, mas, principalmente, dentistas, técnicos de saúde bucal, auxiliares de saúde bucal e pela primeira vez nós estamos trazendo para o Sistema Único de Saúde uma nova, que são os protéticos, que eram serviços eminentemente privados e que agora passam a ser incorporados dentro da rede pública."

Entre os principais avanços dos últimos anos, estão a implantação de mais de dezesseis mil equipes de saúde bucal. Elas levam os tratamentos básicos à casa dos moradores.

Também foram implantados quase 900 Centros de Especialidades Odontológicas, que fazem de graça os serviços mais complexos, como tratamento de canal. Gilberto Pucca comemora o aumento no número de dentistas no SUS.

"Com o crescimento do Brasil Sorridente, nós aumentamos em quase 50% o número de vagas que são oferecidas, e que foram oferecidas para os profissionais de saúde bucal e, hoje, praticamente, um terço dos dentistas do Brasil, que somam algo em torno de 220 profissionais, já tem pelo menos um vínculo com o Sistema Único de Saúde.

Hoje, tem um pouco mais de 60 mil dentistas que já estão incorporados ao Sistema Único de Saúde."

O coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde lembra que, antes, a maioria dos brasileiros só podia ter acesso a serviços odontológicos na rede privada, principalmente, os mais complexos.

Com todos os avanços, quatro milhões de dentes deixaram de ser arrancados.

fonte: MS/

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics