27 de outubro de 2010

27 outubro. Dia Internacional de Ressuscitação Cardiopulmonar


Os estudos constataram que a taxa de sobrevivência é três vezes maior em pessoas submetidas a massagem cardíaca ou a compressão torácica.

Estes mesmos estudos, realizados nos Estados Unidos, revelaram que a massagem cardíaca sozinha é mais eficaz do que quando aliada à respiração boca a boca.

O que era considerado uma aliada no atendimento de emergência em caso de parada cardíaca,a respiração boca a boca, agora é vista portanto, para o público leigo, como prejudicial.

É uma das maiores descobertas da emergência cardiovascular dos últimos tempos e poderá ajudar a salvar mais vidas.

Os cardiologistas explicam que a compressão torácica deve ser realizada sem interrupções, principalmente nos dez primeiros minutos no processo de ressuscitação.

O voluntário deve ficar ao lado do paciente e iniciar as compressões, pressionando com certa força a região no centro do peito, entre os mamilos, 4 cm para baixo e retornando à posição inicial até a ajuda chegar.

Essa mudança de conduta faz parte das novas diretrizes da ILCOR (Aliança Internacional dos Comitês de Ressuscitação) sigla em inglês, que passaram a valer em 2010, no mundo todo. Esses protocolos de atendimento são atualizados a cada cinco anos.

A ILCOR (A International Liaison Committee on Resuscitation) foi formada em 1992 para promover um fórum entre as principais organizações de ressuscitação de todo o mundo. Ainda que os critérios para a participação não tivessem sido rigorosamente definidos, esperava-se que as organizações-membro tivessem uma participação ativa na criação das diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), preferivelmente que servissem para mais de um país, e que fossem multidisciplinares. No momento, o ILCOR compreende representantes da American Heart Association (AHA), European Resuscitation Council (ERC), Heart and Stroke Foundation of Canada (HSFC), Australian and New Zealand Committee on Resuscitation, Resuscitation Councils of Southern Africa (RCSA) e InterAmerican Heart Foundation (IAHF).

Os objetivos do ILCOR são:
*Promover um fórum para discussão e coordenação mundial de todos os aspectos da ressuscitação cardiopulmonar e cerebral, acidente vascular cerebral e síndromes coronarianas agudas.
*Criação de pesquisas científicas nas áreas da ressuscitação em que haja falta de dados ou existam controvérsias.
*Promover a disseminação de informações para o treinamento e a educação em ressuscitação.
*Fornecer um mecanismo para coletar, revisar e compartilhar dados científicos internacionais de ressuscitação.
*Fazer que as declarações sejam adequadas em temas específicos relacionados à ressuscitação, de modo que reflitam um consenso internacional.

O ILCOR se reúne duas vezes por ano, alternando, geralmente, entre um local nos Estados Unidos e um local em alguma outra parte do mundo (tab. I). Em colaboração com a AHA, o ILCOR produziu as primeiras Diretrizes Internacionais de RCP em 2000. De novo, em colaboração com a AHA, o ILCOR promoveu uma ampla revisão com base em evidências científicas, que culminou com o Consenso Internacional de Ciência em RCP e Atendimento em Emergências Cardiovasculares com Recomendações de Tratamento na Conferência de janeiro de 2005. Os procedimentos dessa reunião forneceram o material para as organizações de consensos regionais escreverem suas diretrizes de ressuscitação.

A criação do ILCOR estabeleceu uma oportunidade única para a colaboração mundial nas diretrizes de ressuscitação e treinamento nos últimos quinze anos. A seguir, apresentamos um breve resumo dos pontos relevantes e o progresso dessa organização, que se tornou a voz de autoridade do consenso científico na retaguarda das diretrizes de ressuscitação nacionais e internacionais.

fonte: TIMERMAN, S et al (Arq. Bras. Cardiol. online)/GazetaBr/

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics