18 de outubro de 2010

18 de outubro. Dia do Médico


Os médicos sempre desfrutaram de grande prestígio social em toda a história da humanidade, pois, ainda que não percebam, 'eles mexem com as nossas mais dramáticas necessidades existenciais: aliviar a dor e prolongar a vida'. A frase, que melhor traduz o que é ser médico, uma das mais importante das profissões, foi proferida pelo psiquiatra Augusto Cury, pesquisador da Psicologia, escritor, com títulos publicados em mais de 40 países, e conferencista em congressos nacionais e internacionais.

O dia 18 de outubro é considerado o dia do médico em muitos países, como Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. Esta data foi escolhida por ser o dia consagrado a Lucas, o "amado médico", segundo o apóstolo Paulo.
Lucas teria estudado medicina em Antioquia, além de ser pintor, músico e historiador; um dos mais intelectuais discípulos de Cristo. A tradição de ter Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV.

Assim como o paciente, o médico também está insatisfeito e luta para melhorar a qualidade da medicina oferecida no País. A valorização da vida do paciente passa pela valorização do trabalho dos profissionais da área. Os problemas a serem sanados são muitos.

Oferecer acesso à saúde para todos é um dever do Estado. A realidade, no entanto, é outra: alguns governos oferecem o mínimo, enquanto outros preferem terceirizar suas responsabilidades.
Há o que comemorar o "profissional médico" neste dia. Entretanto, teremos maiores motivos para comemorações no dia em que o paciente puder comemorar conosco a qualidade da medicina que todos queremos e que seja digna de uma economia pujante como a que o Brasil está vivendo.

Parabéns aos nossos companheiros de equipe de saúde!

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics