Todos necessitam dos servidores públicos. Vale lembrar que são os médicos, enfermeiras e outros profissionais que cuidam dos usuários do SUS; são as professoras e profissionais da educação que cuidam das crianças nas escolas municipais e estaduais; são policiais e guardas civis que protegem o cidadão da violência; os profissionais dos Serviços Municipais de Água, Esgoto e Saneamento que garantem o abastecimento de água e a limpeza pública. Hoje é Dia do Servidor Público. São profissionais das mais diversas áreas trabalhando diariamente para servir a população. Portanto todos estes servidores, ou funcionários públicos como ainda são conhecidos, possuem várias funções imprescindíveis para a população.
Histórico
Em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, formou-se o embrião daquilo que seria a máquina administrativa estatal.
São, portanto, duzentos anos de funcionalismo público. O Brasil se tornou independente, virou império, república. E lá estavam os servidores. Governos e governantes vieram e passaram, e os funcionários permaneceram. Tanto na ditadura quanto na democracia, a imensa máquina pública brasileira jamais deixou de funcionar.
O cargo de funcionário público sempre foi muito cobiçado. A cada novo concurso, milhares de candidatos buscam uma vaga em instituições federais, estaduais e municipais. Apesar disso, o serviço público, de um modo geral, é visto como ineficiente por boa parte da sociedade. Garantias como a estabilidade no emprego tornam difícil demitir maus funcionários, contribuindo para a imagem depreciativa do paletó na cadeira. Mas a história mostra que são estes funcionários, na verdade, os grandes responsáveis pela manutenção e organização dos serviços prestados pelo poder público, em qualquer nível.
Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas institui o 28 de outubro como o Dia do Funcionário Público, através do Decreto-Lei Nº 5.936.
Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais - Lei 8.112 - a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor.
O funcionalismo amadureceu, conquistou o respeito do governo e da sociedade, sempre lutando pela valorização e reconhecimento dos trabalhadores. Com as melhorias desses anos todos, houve um aumento significativo na qualidade de vida dos servidores.
fonte: PorotWeb/TribunaTP
0 comentários:
Postar um comentário
Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.