15 de outubro de 2010

Dia Mundial de Lavar as Mãos. 15 de outubro.

Pesquisas realizadas por organismos de saúde evidenciam que grande parte da população não cultiva o hábito de lavar as mãos depois de ir ao banheiro e antes das refeições, por exemplo. O Dia Mundial de Lavar as Mãos, foi lançado em 2008 e é comemorado pela primeira vez no Brasil neste dia 15 de outubro.

O biomédico Roberto Figueiredo, o “Dr. Bactéria”, ressalta que o simples hábito reduz em 98% as contaminações por bactérias.
De acordo com ele, além de evitar doenças, lavar as mãos reduz em até 85% o índice de infecções dentro dos serviços de saúde. “O próprio Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância] afirma que cerca de 1 milhão de crianças entre 0 e 5 anos morrem por ano vítimas de doenças provocadas em decorrência da ausência da lavagem das mãos”, informou.

Por isso, o especialista afirma que “todos deveriam cultivar o hábito de lavar as mãos entre oito e 25 vezes ao dia”. No entanto, ele recomenda que a higienização das mãos deva ser feita com “água e sabão, deixando o álcool em gel para momentos de extrema necessidade, quando não se tenha água potável em disponibilidade”.
Lavar as mãos reduz em 98% as contaminações por bactérias, garante especialista
Gripe A
Segundo o especialista, um dos exemplos de higienização das mãos e que pode reduzir a incidência de doenças é a prevenção da gripe A. Isso porque o vírus H1N1 se prolifera por meio do contato pessoa a pessoa e as mãos representam um foco de disseminação da doença.
“Não devemos ficar neuróticos, mas permanecer vigilantes com o hábito de lavar as mãos de forma frequente é importante. Uma prática que deve acompanhar todos nós, diariamente, principalmente os profissionais de saúde”, orientou.

Em 1846, Ignaz Semmelweis, médico húnguro, reportou a redução no número de mortes maternas por infecção puerperal após a implantação da prática de higienização das mãos em um hospital em Viena. Desde então, esse procedimento tem sido recomendado como medida primária no controle da disseminação de agentes infecciosos.

A legislação brasileira, por meio da Portaria n. 2.616 de 12 de maio de 1998 e da RDC n. 50 de 21 de fevereiro de 2002, estabelece, respectivamente, ações mínimas a serem desenvolvidas com vistas à redução da incidência das infecções relacionadas à assistência à saúde.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esses instrumentos normativos reforçam o papel da higienização das mãos como ação mais importante na prevenção e controle das infecções em serviços de saúde. Entretanto, apesar das diversas evidências científicas e das disposições legais, nota-se que grande parte dos profissionais de saúde ainda não segue a recomendações de Ignaz Semmelweis em suas práticas diárias.

A importância do hábito também é reforçada por equipes do Programa Saúde da Família, do Ministério da Saúde, que atende 103 milhões de pessoas no país.
“Ao lavarmos as mãos, diminuímos a quantidade de microorganismos nelas. Assim, reduzimos a contaminação e a chance de nos infectarmos com doenças como poliomielite, hepatite e pneumonia"

Como lavar as mãos?
O ato de lavar as mãos deve privilegiar toda a superfície das mãos, incluindo o dorso, a palma e os dedos. Deve durar, no mínimo, 30 segundos. De acordo com o médico infectologista Marcos Antônio Cyrillo da Sociedade Brasileira de Infectologia, para lavar as mãos deve-se “tirar anéis, relógios e pulseiras e lavar toda a mão”.
Já para ensinar as crianças, a dica é não passar para elas o medo de doenças. Use sempre exemplos positivos, como o valor da higiene ou o perfume bom do sabonete ou até mesmo sabonetes coloridos. Você pode também inventar algum jogo, como fez a FIFA em seu site: “Proteja seu gol com uma defesa forte; proteja-se das infecções lavando as mãos antes de comer, cozinhar e usar o banheiro” – diz a página da entidade máxima do futebol. Entretanto, não são só as crianças que merecem atenção. Adultos também precisam reforçar seus hábitos de higiene para prevenir doenças.


Quando devemos lavar as mãos

Antes de:
Preparar a comida ou comer;
Manusear lentes de contato;
Tratar um ferimento ou ajudar alguém doente;
Pegar bebês no colo;
Cuidar de bebês.

Depois de:
Ir ao banheiro;
Ajudar crianças ou idosos a usar o banheiro;
Assoar o nariz, espirrar ou tossir;
Manipular alimentos, especialmente crus e carnes;
Manipular lixo;
Ajudar a alguém doente;
Trocar fraldas;
Tocar em animais ou limpar seus excrementos;
Praticar esportes;
Utilizar o transporte público;
Sair de um local com muitas pessoas: hospitais, escolas, teatros, cinema.

Líder: é importante lembrar as famílias de sua comunidade que a água deve ser usada de modo consciente. Assim, a torneira deve estar fechada enquanto as mãos são ensaboadas. Outro recado: lavar as mãos é muito importante e ajuda a prevenir doenças, mas não substitui as vacinas. Oriente, então, as famílias que você acompanha para esses dois pontos fundamentais para a saúde: lavar as mãos frequentemente e vacinação em dia!

fonte: AgBrasil/PastoraldaCriança

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics