16 de outubro de 2010

16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação


Hoje, quase um bilhão de pessoas vivam em situação de insegurança alimentar, ou seja, sem acesso à alimentação saudável, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. O Dia Mundial da Alimentação é comemorado há 27 anos em mais de 180 países, que realizam atividades com o objetivo de promover a cooperação técnica e econômica entre os países para que a fome seja erradicada. A data surgiu em 16 de outubro de 1945, quando foi criada a Organização das Nações Unidas de Agricultura e Alimentos (FAO), que tem como principal meta aumentar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural no mundo.

Neste ano, 925 milhões de pessoas não têm o que comer em todo o mundo, segundo dados da FAO. Apesar do número alto, que corresponde à soma das populações dos Estados Unidos, Brasil, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Espanha, ele é menor do que o registrado em 2009, quando 1,023 bilhão de pessoas eram consideradas famintas. Esta é a primeira vez em 15 anos que o quadro aponta uma melhora. Segundo o uruguaio Julio de Castro, representante da FAO em Moçambique, uma das causas para a redução é a queda no preço dos alimentos nos mercados internacionais e nacionais desde 2008. De acordo com a organização, a produção mundial de alimentos precisaria aumentar em 70% para alimentar a população que o mundo terá em 2050, estimada em 9 bilhões de pessoas. Para isso, tornam-se de grande importância investimento em agricultura, expansão das redes de segurança e programas de assistência social, reforço de atividades que geram renda nas áreas rurais e urbanas mais pobres, além da criação de mecanismos adequados para lidar com situações de crise.

fonte: ESHoje/BN

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics