24 de novembro de 2010

27 de novembro. Dia nacional de combate ao câncer


A Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) comemora este dia com um importante alerta à população: o fumo está ligado à origem de tumores malignos em 8 órgãos: boca, laringe, pâncreas, rins e bexiga. O câncer de pulmão, colo do útero e esôfago, que ocupam o topo do ranking de mortalidade no Brasil, completam as neoplasias que têm o cigarro como principal fator de risco.

“Todas as medidas de prevenção devem ser voltadas para coibir o tabagismo desde o início até a cessação. É importante alertar a população que, quanto mais tempo fumar, mais precocemente começar e maior carga tabágica consumida por dia, as chances de desenvolver o câncer aumentam progressivamente”, explica dra. Ilka Lopes Santoro, presidente da Comissão de Câncer da SPPT.
Entre os 1,25 bilhões de fumantes em todo o mundo, mais de 30 milhões são brasileiros. O fumo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é esperado para 2010 27.630 novos casos.

Câncer de pulmão
Esse tipo de neoplasia é silencioso. Um dos sintomas mais frequentes, a tosse, muitas vezes é considerada pelo paciente, e até mesmo pelo médico, como a tosse habitual do fumante. O sangramento eliminado junto com a expectoração é um sinal mais efetivo, mas nesse caso pode ser que o câncer já esteja em um estádio avançado, o que impossibilita tratamento mais efetivo, a cirurgia. Atualmente, há um grande avanço tecnológico nos aparelhos de imagem. A tomografia computadorizada tem boa resolução, o que facilita o diagnóstico e o acompanhamento clínico dos pacientes durante o tratamento.

Ações à população
Para a pneumologista, a nova lei antifumo, já em vigor em diversas partes do país, inclusive no Estado de São Paulo, acabando com os fumódromos e restringindo o fumo em locais fechados, é fundamental no processo de conscientização dos cidadãos. Grande parte de novos casos de câncer poderiam ser evitados com mudanças de hábitos e comportamentos de risco, como eliminação do tabagismo.


Crianças e Adolescentes

Em crianças e jovens, até 70% dos casos de câncer são curáveis.
Os tipos mais comuns da doença em crianças sãos as leucemias, linfomas, retinoblastos e neuroblastos. Em adolescentes, o tipo mais comum é o osteosarcoma ou câncer nos ossos.

Coisas que você precisa aprender sobre o terrível Câncer
Infográfico sobre um dos maiores assassinos dos seres humanos: Câncer

fontes: SPPT/DsxBrasil

Visitantes que já leram este artigo:

1 comentários:

Anderson | Magazine disse...

Vlw! Show

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics