20 de novembro de 2010

Dia nacional da Esteticista



Hoje, 20 de novembro, também é dia de homenagear um profissional que ganha cada vez mais importância na sociedade, pois tem se destacado pela responsabilidade de preservar a beleza e saúde do corpo, da pele e do o bem-estar físico, estético e consequntemente da saúde mental das pessoas. O esteticista é o profissional que cuida da beleza humana, executando procedimentos de prevenção, manutenção e recuperação estéticas.

O Dia do Esteticista foi instituto em 2006 como uma homenagem aos profissionais que buscam permanentemente novidades em tratamentos estéticos, cosméticos, cuidados e assessoramento para o bem-estar da face e corpo.

Os esteticistas são profissionais de nível médio ou superior e exercem suas atividades em clínicas médicas, salões de beleza, academias e centros estéticos. A regulamentação pretende elevar o status profissional dessa categoria e inibir o ingresso no mercado de pessoas sem qualificação adequada. A luta pela regulamentação é liderada nacionalmente pela FEBRAPE – Federação Brasileira de Profissionais de Estética.


Atualmente, a estética deixou de ser apenas questão de vaidade.

"Nós tratamos pessoas que têm dificuldade para se relacionar socialmente por não preencher o padrão de beleza exigido pela sociedade, pessoas que possuem deficiências ou formações estéticas indesejáveis oriundas de sequelas de cirurgias das mais diferentes ordens (por doenças ou reparadoras)", conta Jeanete Moussa Alma, presidente do Sindicato dos Profissionais Esteticistas do Estado de São Paulo (SINDEST-SP).


O profissional
Como a esteticista lida com a saúde de seus clientes, é fundamental que conheça, pelo menos, o básico de algumas áreas que envolvem estudos do corpo humano. Por isso, a formação da profissional é importante. Para atender a essa necessidade, hoje existem cursos técnicos de nível médio, cursos tecnólogos - que em média duram três anos e valem como curso superior -, e inclusive, cursos de graduação, em grandes univeridades. 


Regulamentação
Já foram várias as tentativas de regulamentação da carreira da esteticista. Hoje, tramita um projeto na Câmara Federal (959/03), fruto de vários projetos de associações estaduais organizadas pela Comissão de Legislação Participativa. Mas o projeto de Lei ainda não foi em votação.
Com a aprovação desse projeto os profissionais acreditam que haverá melhoria nos serviços estéticos oferecidos em todo o Brasil, oferecendo um profissional qualificado e de formação multidisciplinar. Profissionais com conhecimento e treinamento adequado, conhecendo saúde e normas de biossegurança, além do profissional buscar cursos de reciclagem e aprimoramento, visto que a tecnologia na área estética evolui com muita rapidez e a profissional deve estar sempre atenta.

Risco à saúde
A falta de regulamentação permite que várias pessoas não capacitadas possam abrir clínicas de estética e prestar serviços a qualquer um - o que pode acarretar problemas de saúde. "Há muita gente no mercado que compra um aparelho, coloca uma bela placa na rua e ameaça, assim, a saúde da população", lamenta Jeanete, que é biomédica e doutora em estética. "A regulamentação evitaria esse tipo de aventureiros pseudo-esteticistas".


fonte: HairBrasil/BelezaEstetica/OesteGoiano/VilaMulher

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics