20 de novembro de 2010

20/11 - Dia nacional do Biomédico


Parte da população brasileira desconhece detalhes da Biomedicina. A sociedade em geral não sabe ainda o que é ser biomédico. Alguns nem têm idéia do que faz esse profissional. Isso é consequência de uma carreira relativamente nova no cenário da saúde brasileira com pouco mais de 20 anos de regulamentação no Brasil.

O dia 20 de novembro é dedicado aos Biomédicos porque foi nesta data, há 25 anos, que o Supremo Tribunal Federal regulamentou a profissão.
De forma geral, o biomédico trabalha na pesquisa para descobrir as causas das doenças e as maneiras de combatê-las, além de realizar pesquisas preventivas.

Hoje, o campo de atuação de um biomédico compreende a anatomia, biologia, ecologia, genética, patologia, imunológica, psicobiologia, entre outros. O trabalho está sempre focado no estudo e pesquisas de melhorias, contribuições que possam ser dadas pela área da saúde em cada campo.
O Biomédico ajuda você a viver melhor, a viver com saúde!
A área de atuação do Biomédico é ampla. A profissão oferece uma grande série de opções e oportunidades. Mas é a área das análises clínicas a mais procurada da Biomedicina. No Brasil, 80% dos profissionais Biomédicos trabalham no setor.
Uma atividade de destaque é no ensino, onde o profissional forma e prepara acadêmicos para o exercício da carreira. Outro setor de grande atuação do Biomédico é na pesquisa, cujo objetivo é desenvolver e implantar novas tecnologias nas universidades e laboratórios. Pesquisadores brasileiros da área de Biomedicina têm se destacado em estudos de repercussão mundial, como o Projeto Genoma Humano. Também é papel do pesquisador Biomédico testar a eficácia de substâncias já existentes no mercado.

O profissional da Biomedicina ainda pode atuar nos campos da análise ambiental, microbiologia, citologia oncótica, parasitologia, imunologia, hematologia, bioquímica, biofísica, banco de sangue, virologia, fisiologia (geral e humana), saúde pública, radiologia, imagenologia, análises bromatológicas, microbiologia de alimentos, histologia, patologia, acupuntura, genética, embriologia, reprodução humana assistida, farmacologia, psicobiologia, biologia molecular, informática de saúde, anatomia patológica, sanitarista, toxicologia e perfusão extracorpórea.
Também há espaço para o Biomédico trabalhar nas indústrias (na produção de soros, vacinas, reagentes etc) e no comércio (assumindo a responsabilidade técnica de empresas que comercializam insumos e equipamentos para laboratórios de pesquisa, de ensino e de análises clínicas).

PARABÉNS aos nossos companheiros e companheiras que também defendem a saúde.

fonte: CFBM/DiretoriodeArtigos

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics