9 de novembro de 2010

Governo convoca população de 1 a 19 anos para vacinação contra Sarampo


As autoridades de saúde estão em alerta. Há dez anos, o Brasil não registrava um caso de sarampo. Este ano, já foram mais de 50. O Ministério da Saúde diz que os casos vieram de fora do país. A campanha de vacinação vai ser intensificada. O estado de São Paulo vai imunizar 12 milhões de pessoas.

O Estado de São Paulo iniciou na quarta-feira (3) a vacinação contra o sarampo para crianças e jovens entre um ano e 19 anos. Mesmo sem casos no Estado há 10 anos, a vacinação foi iniciada porque ocorreram registros em outros estados.

De acordo com o Ministério da Saúde, os casos registrados até agora foram importados, ou seja, são pessoas que não estavam vacinadas e estiveram em outros países, ou, se relacionaram com alguém que trouxe a doença. Mas isso não diminui a preocupação dos pais.
Devem procurar um posto de vacinação até o fim deste mês crianças, adolescentes e jovens entre 1 e 19 anos. Só este ano, já foram mais de 50 caso da doença em todo Brasil.
Doença
O sarampo pode atingir pessoas que qualquer idade que não tenham a vacinação em dia. A doença é grave e pode levar à morte. “É importante que as pessoas busquem proteção contra o sarampo, tomando a vacina gratuitamente nos centros de saúde. Somente dessa forma é possível evitar que o vírus causador da doença volte a circular no Estado e de forma sustentada no país”, disse a enfermeira sanitarista da Vigilância em Saúde, Maria do Carmo Ferreira.

O sarampo é provocado por um vírus transmitido pelo ar quando a pessoa respira, fala, espirra. Os sintomas são manchas na pele de cor avermelhada, conjuntivite, dor de cabeça, febre e inflamação das vias respiratórias (tosse intensa, coriza). Este ano, já foram registrados 57 casos no Brasil: três no Pará, sete no Rio Grande do Sul e 47 na Paraíba. Segundo o Ministério da Saúde, todos os casos são importados. O vírus teria vindo de outros países.

O avanço do sarampo preocupa as autoridades de saúde do estado de São Paulo que querem vacinar contra a doença 12 milhões de pessoas. Muitos pais já levaram os filhos para o posto de saúde. A vacina tríplice viral protege contra a rubéola, a caxumba e o sarampo.

“Se por ventura a pessoa se encontra nessa faixa etária dos 20 aos 50 anos, ela deve ter uma dose na sua carteira de vacinação. Se não a tiver, que procure um posto de saúde e se vacine. Os acima de 50 anos não precisam”, afirma Telma Carvalhanas, diretora da Divisão de Doenças Respiratórias.

Taxistas, guias de turismo e servidores receberão vacina
Por causa dos casos e da chegada das férias escolares, profissionais da área de saúde e prestadores de serviço também receberão a vacinação por terem contato com muitas pessoas.
Serão vacinadas todas as pessoas que trabalham em aeroportos e rodoviárias. A medida vale, por exemplo, para taxistas. Serão imunizadas pessoas nascidas após 1960 e que não tenham o esquema completo de vacinação. Também devem tomar as doses profissionais da saúde e de educação.

Em setembro, o Brasil entregou à Organização Pan-Americana da Saúde um relatório para receber o certificado de País Livre do Sarampo. Segundo o Ministério da Saúde, como os casos registrados neste ano foram importados, não interferem no pedido.

Ainda de acordo com o ministério, a última vez que um paciente contraiu sarampo com vírus do Brasil foi no ano de 2000, em Mato Grosso do Sul.

fonte: G1/EPTV

Visitantes que já leram este artigo:

1 comentários:

MariaGS disse...

Parabéns. A população brasileira e, principalmente, os profissionais de saúde serão muito beneficiados com esse trabalho.

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics