20 de janeiro de 2011

20 de janeiro. Dia nacional do Farmacêutico

A profissão é antiga surgiu no início do século X com os primeiros boticas e apotecas, profissionais considerados os percussores das farmácias modernas. No Brasil, a profissão foi regulamentada apenas em 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Da época, até os dias atuais, o profissional se transformou e tornou-se mais qualificado.

Formação
Para se tornar um profissional da área é necessário cursar uma faculdade com duração média de cinco anos. Entre as disciplinas o aluno participa de aulas teóricas sobre química orgânica e inorgânica, toxicologia, microbiologia, anatomia, parasitologia e controle de qualidade. O curso tem também aulas práticas que ocupam grande parte da carga horária. Os profissionais formados podem atuar em diversos campos: hospitalar, análises clínicas, análises toxicológicas, pesquisa científica, farmácias e drogarias, saúde pública e vigilância sanitária ou na indústria farmacêutica.

O farmacêutico estuda os remédios, cosméticos e alimentos industrializados de modo a garantir sua eficácia e segurança na produção e utilização pelo consumidor. Pode atuar na pesquisa, produção e distribuição dos mesmos, sendo obrigatório o registro no Conselho Regional de Farmácia.


O que faz
O profissional de farmácia deve testar as substâncias, sejam as utilizadas em remédios, alimentos ou em artigos de perfumaria, para saber de que modo reagem no organismo humano. A ele cabe também registrar as novas drogas e verificar se, porventura, os produtos chegam contaminados, alterados ou fora dos padrões ao consumidor final. No setor farmacêutico, pode atuar na indústria ou no comércio. Na primeira, pesquisa e testa princípios ativos (que serão usados em medicamentos) e a aplicação de novas drogas. Na segunda, controla a venda de remédios nas farmácias, drogarias, hospitais e postos de saúde.
Há ainda a farmácia de manipulação, onde administra a preparação de remédios e fórmulas individualizadas, conforme prescrição médica.
Em cosmetologia, formula cosméticos e produtos higiênicos, além de controlar sua qualidade.
E no setor alimentício, pode implantar novos métodos de processamento de alimentos em indústrias, bem como fiscalizar com que rigor são produzidos.

A data
Várias entidades farmacêuticas se reuniram em São Paulo (SP) em 1985 para escolher uma data para homenagear o farmacêutico. A mais votada foi 5 de agosto, dia do nascimento de Rodolpho Albino Dias da Silva. Em 1926, ele escreveu a primeira farmacopeia brasileira, um livro com as fórmulas dos medicamentos aprovados pelo Estado. Em 1988, foi proposto ao Conselho Federal de Farmácia - CFF -que a data fosse transferida para o dia da fundação da Associação Brasileira de Farmácia, que ocorreu no mesmo ano. Por isso, apesar da data oficial ser 5 de agosto, o Dia do Farmacêutico é comemorado em 20 de janeiro.


fonte: Segs/SaoFrancisco/Jambo



Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics