11 de fevereiro de 2011

Aprenda a evitar, reconhecer e cuidar da desidratação


Durante o verão é muito comum que as pessoas fiquem desidratadas, pois há um aumento na perda de líquido do corpo devido ao tempo quente. E se estes líquidos não forem repostos, o corpo desidrata e o organismo passa a absorver do sangue e de outros órgãos do corpo a água de que precisa.

Para identificar se uma pessoa está ou não desidratada é necessário verificar ela está com a boca seca, com pouca ou nenhuma saliva; os olhos podem parecer secos e sem lágrimas; sede; urinar menos que o normal; olhos fundos; demora da pele para voltar à posição normal depois de repuxada e sonolência.

Caso a pessoa esteja desidratada é recomendável que ela beba bastante líquido. Em casos mais graves não é indicado dar água pura, porque ela não tem alguns minerais essenciais para a recuperação da desidratação. A melhor escolha é dar uma solução reidratante oral. Deve-se incentivar a tomada de meio a um copo de solução reidratante após cada evacuação líquida ou de hora em hora. (Dê a solução em colheradas ou em pequenos goles.)

Alguns líquidos como suco de maçã, refrigerantes e bebidas energéticas devem ser evitados porque podem, em alguns casos, aumentar a diarréia e os vômitos.

Se a pessoa estiver vomitando, evite dar grandes volumes de líquido por administração. Nesses casos, o mais recomendado é dar uma colher de chá de solução reidratante a cada dois minutos.


fonte: PortalUai

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics