16 de abril de 2011

15 de abril. Dia do desarmamento Infantil

Você sabia que no Brasil e em todo o mundo existem crianças que utilizam armas de fogo? Triste. Mas foi criada uma data comemorativa que lembra a importância de lutar pela paz mundial e que reforça o papel da criança na sociedade, que é estudar e brincar bastante. Estamos falando do dia 15 de abril, Dia do Desarmamento Infantil. Nessa data, lembramos que uma criança nunca deve utilizar e nem brincar com armas de fogo (nem com as de brinquedo).

O massacre executado por um atirador dentro da Escola Estadual Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro, completou mais de uma semana e levantou debates de toda ordem. Plebiscito para uma nova consulta popular sobre a venda de armas, necessidade de detectores de metal nas portas das escolas, votação de projetos de segurança pública, realização de uma campanha séria de desarmamento. Embora todas as iniciativas sejam válidas, o assassinato dos 12 meninos e meninas de Realengo aponta para um problema muito maior: a matança diária imposta pela violência a crianças e adolescentes brasileiros. Enquanto a média de homicídios no país é de quase 26 assassinatos por 100 mil habitantes, entre garotos de 17 a 19 anos a taxa chega a 59.

Para marcar a data, durante esta semana, muitas escolas e prefeituras promovem campanhas a favor do desarmamento infantil: as crianças são incentivadas a trocar suas armas de brinquedo por gibis, livros infantis, brinquedos educativos, brindes e doces. A ideia da troca é para chamar a atenção, tanto das crianças que associam este tipo de brinquedo a situações de violência, como dos pais que, em tempos de violência tão alarmantes, precisam ter mais consciência na hora de escolher um brinquedo para seus filhos e contribuir para a chamada cultura de paz, que, deve começar com exemplos dentro dos próprios lares.

Se o mundo tivesse 100 pessoas
(Prêmio Cannes)

"Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens."
(Pitágoras)

Fonte: LojasMaçônicas/Folha online/Plenarinho
 
 

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics