10 de abril de 2011

Dia mundial da doença de Parkinson

Em 11 de abril comemora-se o Dia mundial da doença de Parkinson, pois esta é a data de nascimento de James Parkinson, o médico que identificou e descreveu, pela primeira vez, os sintomas da doença.

O mal de Parkinson é uma doença crônica que afeta o sistema nervoso. Ela interfere diretamente na coordenação motora dos portadores, dificultando a execução das suas atividades cotidianas até gerar a privação total dos movimentos dessas pessoas.

A doença de Parkinson é uma perturbação degenerativa e lentamente progressiva do sistema nervoso que apresenta várias características particulares: tremor em repouso, lentidão na iniciação de movimentos e rigidez muscular.

Os sintomas iniciais da doença são dores, fadiga e depressão e nos estágios mais avançados, o Parkinson se manifesta através de tremores e rigidez muscular. Suas causas ainda não são conhecidas, mas acredita-se que lesões ou o mau funcionamento de uma determinada região do cérebro podem ser os principais causadores da doença. Essa região, chamada núcleo de base, concentra as células produtoras de dopamina, substância que comanda a atividade muscular.

O tratamento para a Doença de Parkinson só foi descoberto nos anos 60, quando a região cerebral em questão e os processos de perda neuronal foram identificados. Os remédios e procedimentos cirúrgicos usados no tratamento são apenas paliativos e se concentram na atenuação dos sintomas motores, mas não são capazes de conter o avanço da doença. A cura para o mal de Parkinson continua desconhecida.

João Paulo II, Michael J. Fox, Cassius Clay. Três homens de gerações diferentes e estilos de vida distintos. Todos, no entanto, padeceram ou padecem da doença de Parkinson.

Em fases terminais, o sofrimento é grande, como o demonstraram os últimos anos de vida de João Paulo II, um entre os muitos doentes de Parkinson, que serão milhões em todo o mundo. O Papa não é caso único entre os famosos com este mal. O antigo campeão de boxe dos Estados Unidos, Cassius Clay (mais tarde rebatizado como Muhammad Ali) tem o mesmo problema e são já evidentes os avanços da doença. O ágil campeão, que tantas lutas ganhou no ringue, hoje tem dificuldades em se movimentar.

No entanto, muitos dos avanços na investigação sobre a doença devem-se ao ator americano Michael J. Fox, menino bonito de Hollywood na década de 80, foi a pessoa mais nova a quem diagnosticaram Parkinson. O ator tinha 30 anos quando soube a doença que tinha e, desde então, trava um batalha contra o tempo. A Fundação Michael J. Fox distribui todos os anos milhões de dólares para a investigação sobre a doença e inovação nos métodos de tratamento.


fonte: UFSC/WorldParkinson’sDay













Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics