7 de abril de 2011

Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril


O Dia Mundial da Saúde 2011, definido anualmente pela OMS (Organização Mundial da Saúde) pretende alertar, este ano, para a necessidade de intensificação do compromisso global para salvaguardar medicamentos antibióticos e antimicrobianos para gerações futuras.
 
A resistência aos antimicrobianos é um obstáculo importante para o êxito no controle do HIV, da malária e da tuberculose – três das principais causas de mortalidade por doenças infecciosas no mundo. Este grave problema também faz com que se torne mais difícil tratar as infecções adquiridas nos hospitais, facilita o aparecimento de "Super Bactérias" resistentes aos principais antibióticos, e cria a necessidade de tratamentos novos, mais caros e mais complexos. O Dia Mundial da Saúde 2011 pretende despertar a consciência sobre os fatores que contribuem para a resistência aos antimicrobianos, construir o compromisso para encontrar soluções comuns através das doenças, e impulsionar a implementação de políticas e práticas que possam prevenir e conter a resistência aos antimicrobianos.

No Dia Mundial da Saúde, a OMS lançará uma política com seis pontos para o controle da resistência antimicrobiana e apelará aos países e autoridades de saúde para que a adotem. Por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a venda de antibióticos nas farmácias e drogarias do País somente pode ser realizada com apresentação de duas vias da prescrição médica. A iniciativa pretende restringir a automedicação. Uma via é retida pelo estabelecimento e a outra é devolvida ao paciente.


fonte: Racine/Fenafar


Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics