26 de maio de 2011

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Provocada pela elevação da pressão ocular, quando não é tratada, pode levar à cegueira. A doença é considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo. O problema atinge cerca de 65 milhões de pessoas e 900 mil no Brasil de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Dor de cabeça e nos olhos, náuseas e vômitos, sensibilidade à luz, lacrimejamento, diminuição visual rápida, pupilas que não reagem à luz, halos coloridos e olhos vermelhos. Esses são alguns sinais que podem indicar o glaucoma que, normalmente, não apresenta sintomas. Ao menor indício um oftalmologista deve ser procurado, pois a doença, se não tratada precocemente, leva à cegueira. Para ressaltar a importância da prevenção, em 26 de maio, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. “Qualquer perda da visão pelo glaucoma é permanente, por isso a importância da prevenção”, afirma o Dr. Marco, oftalmologista e diretor da Clínica Canto.

De acordo com dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), o aumento de portadores de glaucoma no mundo avança a passos largos: de 65 milhões para 80 milhões de pessoas na próxima década. Já no Brasil, aproximadamente 2% da população possui a doença. Apesar dos dados alarmantes, o tratamento evoluiu bastante nos últimos anos.

A doença pode ser prevenida com um exame simples e tratamento adequado. Para diagnosticá-la, é necessário realizar um exame que mede a pressão do olho. O oftalmologista também examina o nervo óptico e avalia como está o campo visual para medir a visão periférica do paciente. "A grande dificuldade dos pacientes que não são diagnosticados com o glaucoma é a perda da visão periférica, o que estreita o campo de visão", relata.

Caso o glaucoma seja diagnosticado, pode ser controlado com o uso contínuo de medicamentos, com tratamento cirúrgico a laser ou cirurgia convencional. “O paciente deve continuar fazendo os exames periodicamente para verificar se a doença está controlada. A perda da visão poderá ocorrer mesmo com pressão ocular baixa”, afirma.


Entenda o Glaucoma

A maioria dos portadores de glaucoma não sabe que sofre da doença, já que normalmente o problema não apresenta sintomas. O olho produz um líquido claro e transparente chamado humor aquoso que é drenado para fora pelas pequenas aberturas microscópicas ao redor da íris (parte colorida do olho). Quando essas aberturas fecham, a pressão aumenta dentro do olho. “Esse aumento pode comprometer o nervo óptico devido às alterações circulatórias e causar até cegueira”, explica o oftalmologista.

Existem diversos tipos de glaucoma: o crônico simples é mais frequente em pessoas com mais de 40 anos; o congênito é quando se nasce com o problema; no agudo a pressão ocular sofre uma elevação rápida, causando uma dor tão intensa que o paciente pode ter náuseas e vômitos; e já o secundário pode aparecer em decorrência a enfermidades ou traumas.


fonte: Paranashop | Estadao

 

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics