6 de junho de 2011

Dia mundial do teste do pezinho pela primeira vez no Brasil

Dia seis de junho comemora-se o dia mundial do teste do pezinho (ou triagem neonatal) e é a primeira vez que a data será celebrada no Brasil. O exame é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode ser realizado em qualquer unidade de saúde.

Essa triagem é para diagnosticar doenças como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e hemoglobinopatias ou doenças crônicas, como anemia falciforme por exemplo.

O teste é realizado entre os três primeiros dias de vida do bebê, mas pode ser feito em até no máximo 30 dias, mas lembrando que quanto antes for detectado qualquer problema, mas eficaz será o tratamento.


Como é feito o teste do pezinho
O sangue do calcanhar do recém-nascido é coletado e levado para análise, e se caso for detectada alguma doença, o tratamento rápido pode evitar sequelas, como o retardo mental ou que a doença se agrave, no caso da anemia falciforme.

Por que a picadinha no calcanhar?
O calcanhar é uma região rica em vasos sanguíneos e a coleta do sangue é feita rapidamente com um único furinho. O material pode ser colhido através de uma única punção, rápido e quase indolor para o bebê.


Fenilcetonúria
Doença genética caracterizada pela ausência de uma enzima ligada ao metabolismo do fenilalanina, aminoácido presente em muitos alimentos, como a carne, o leite e os ovos. Se acumula no sangue e pode levar a lesões gravíssimas no sistema nervoso central, como dificuldades de crescimento, problemas mentais e físicos. O tratamento da fenilcetonúria requer uma dieta especial.

Hipotireoidismo congênito
É uma doença causada pela deficiência parcial ou total na produção da tiroxina (T4), um hormônio da tireóide imprescindível para o desenvolvimento normal de todo organismo, inclusive do cérebro. O tratamento é simples e consiste na reposição do hormônio tireoidiano, por meio de medicação específica. Quando não tratada, a doença se desenvolve causando o comprometimento do desenvolvimento físico da criança afetada e deficiência mental.

Hemoglobinopatias
É doença genética decorrente de anormalidade na estrutura ou na produção da hemoglobina, molécula presente nos glóbulos vermelhos e responsável pelo transporte do oxigênio para os tecidos. Mais de 300 defeitos estruturais da hemoglobina já foram identificados, sendo a anemia falciforme a hemoglobinopatia mais conhecida.

fonte: AgAC

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics