6 de junho de 2011

Dia nacional de luta contra Queimaduras

No Dia nacional de luta contra Queimaduras, saiba como prevenir

Em 6 de junho de 2009 foi instituído o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, com o objetivo de conscientizar sobre os riscos, já que a maioria dos casos ocorre dentro de casa com crianças entre 0 e 9 anos. "As queimaduras podem e devem ser evitadas. Não apenas pelo trauma causado, pelo difícil processo de recuperação, mas também porque ao contrário de outras doenças, deixam deformidades para o resto da vida", disse o cirurgião plástico Luiz Philipe Molina Vana, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras - Regional SP.
A queimadura se caracteriza pelo contato com substâncias que aumentam a temperatura e provocam a destruição das camadas que compõem a pele. Ela tem vários níveis, identificados conforme o tipo de lesão:

Queimadura de primeiro grau
Comum durante o verão, é aquela que deixa a pele vermelha e sensação de ardência. Ela é superficial, ou seja, a lesão foi apenas da epiderme.
 
Queimadura de segundo grau
Também pode ocorrer por ação do sol. Neste caso, são destruídas camadas mais profundas da pele. É uma lesão mais dolorosa, com bolhas. É comum que ela ocorra em pessoas que utilizam bronzeadores caseiros, como o óleo das folhas de figo, o urucum e o óleo de avião. Estas substâncias podem provocar até mesmo intoxicação.
O uso de produtos químicos sobre a pelé, sem orientação médica e sob ação dos raios solares, pode ser ainda mais grave

Queimadura de terceiro grau
A lesão é profunda e séria. Suas vítimas precisam ser submetidas à cirurgia para a retirada das partes necrosadas e a realização de um enxerto.

De acordo com o Ministério da Saúde entre as principais causas de queimaduras estão as substâncias quentes: líquidos, alimentos ou água quente, e são responsáveís por cerca de 59% dos casos. As causadas por fogo ou chama são 16,8%, e objetos quentes, 13,7% do total.

No Estado da Saúde de São Paulo apenas em 2010 houve quase nove internações diárias por queimaduras pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Das 3.188 hospitalizações por queimadura registradas na rede pública no ano passado, 80% foram relativas a lesões de médio e grande portes.


Saiba como prevenir os acidentes com dicas da Sociedade Brasileira de Queimaduras, clicando neste link.


fonte: Terra |  Segs | CB

Visitantes que já leram este artigo:

1 comentários:

Anônimo disse...

O Governo do Estado de SP deveria fazer cartaz da luta contra as queimaduras como o de SC. Dá até gosto de colocar no mural da empresa.
O que vocês teriam sem ser esse desenho ridículo que não diz nada??

Aguardo retorno

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics