30 de agosto de 2011

Dia do nutricionista. 31 de agosto

Comemorar esta data é lembrar da importância da alimentação na qualidade de vida de todos e na manutenção da saúde.
A data foi criada em 1949, por ocasião da inauguração da Associação Brasileira de Nutricionistas, atual Associação Brasileira de Nutrição.


Para festejar a data, os nutricionistas deixam algumas dicas simples:
  • Coma abundantemente cereais, frutas e vegetais. Esses alimentos são ricos em nutrientes essenciais para o organismo, devendo estar presentes na alimentação diária.
  • Mantenha um peso saudável. O excesso de gordura no corpo aumenta os riscos para hipertensão arterial, doenças do coração, diabetes e outras doenças. Por outro lado, a desnutrição também acarreta riscos à saúde como o aparecimento de osteoporose, e irregularidades menstruais (no caso das mulheres).
  • Coma regularmente. Pular refeições pode levar a um descontrole da fome, levando a aumento da ingesta de alimentos. Procure fazer de quatro a seis refeições em intervalos de três em três horas.
  • Reduza certos alimentos, não os elimine completamente. Se os seus alimentos preferidos são ricos em gordura, sal ou açúcar, não exagere na quantidade de sua ingestão.
  • O que fica e o que sai do cardápio. Prefira sempre os alimentos grelhados, assados e cozidos e evite as frituras. Evite também enlatados, doces e refrigerantes.
  • Consuma alimentos ricos em fibras. Os cereais, legumes e hortaliças são ricos em fibras essenciais para o organismo.
  • Beba bastante líquido diariamente. O corpo humano precisa de, no mínimo, dois litros de água todos os dias, que devem ser ingeridos, preferencialmente, no intervalo das refeições.

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics