6 de setembro de 2011

Dia do sexo - 6 de setembro


Você podia nem saber disso, mas o dia 6 de setembro foi reservado. Há dois anos, uma das empresas fabricantes de preservativos criou o Dia do Sexo nesta data. De acordo com os idealizadores, o objetivo é que a sociedade brasileira possa discutir o assunto levando as pessoas a se questionarem mais, disseminar informações corretas, quebrar tabus, acabar com preconceitos e apoiar a conscientização do sexo seguro.

O sexo pode ajudar a ter uma melhor qualidade de vida. Quando se está com os quatro pontos principais (família, lazer, trabalho e sexo) da vida em equilíbrio, é possível notar que as coisas fluem com mais naturalidade. Além disso, o ato sexual melhora a autoestima; e o “dar e receber” amor, reforça os laços de intimidade entre os parceiros, revela a psicóloga e sexóloga Carla Cecarello, coordenadora do projeto AmbSex.

Nesta oportunidade lembramos que o momento de uma relação sexual sem preservativo pode trazer grandes consequências para as pessoas. Desde uma gravidez fora de hora até as DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis e infecção pelo Hiv (vírus da Aids).
E a lista das DST está aumentando.
Além das “clássicas” DST como a gonorréia e a sífilis, o HPV vem aumentando e até podendo levar ao câncer de colo de útero e de pênis. Duas novas DST também estão se disseminando: a hepatite B, responsável por uma importante inflamação no fígado podendo chegar a cirrose e o vírus HTLV 1, que pode provocar paralisia de membros inferiores.
Além dessas novas DST, uma bastante antiga está causando consequências em quem nunca teve relação sexual: a Sífilis Congênita vem provocando graves consequências para os bebês, por um descuido no pré-natal. O descuido não é apenas da futura mãe mas, do seu parceiro sexual que não fez os exames no pré-natal ou não se tratou quando a sífilis foi diagnosticada na gestante, também descuido dos serviços de saúde.

Devemos aproveitar esta novidade do dia 6 de setembro - dia do sexo, para refletirmos sobre importância de uma relação sexual com segurança, utilizando corretamente o preservativo masculino ou feminino.

Usar camisinha nas relações sexuais é uma atitude de amor à sua vida, ao parceiro ou parceira sexual e até de amor aos filhos.


fonte: Faxaju | PortalItu

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics