30 de outubro de 2011

Dia nacional de luta contra o reumatismo


Quem nunca sofreu com dores nas costas, joelhos o nos ombros? Dores crônicas nessas regiões do corpo atingem aproximadamente 15 milhões pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

"Quando não é tratada, essa dor pode evoluir para problemas como como artrite", afirma a reumatologista Maria Angela do Amaral Gurgel, dos Hospital Sírio Libanês.

Diferente do que se pode imaginar, não é somente a terceira idade que precisa ficar atenta. "As dores nas articulações podem atingir qualquer faixa etária. O problema tem um componente genético, mas os fatores comportamentais são importantes na prevenção e no tratamento de doenças como artrite, artrose e gota", diz o reumatologista Pablius Braga, do Hospital Nove de Julho.

Todos esses problemas e mais uma lista enorme compõem o que, genericamente, é chamado de reumatismo - conjunto de doenças relacionadas às articulações.

O conceito de reumatismo é longo e engloba 200 tipos de doenças diferentes que atacam o sistema músculo esquelético, ou seja, articulações, músculos, tendões, ligamentos, cartilagens, fáscias e ossos.

O dia 30 de outubro é o Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo.

Doenças reumáticas mais conhecidas são:
- Osteoporose
- Bursite
- Tendinite
- Artrite reumatóide
- Lúpus

Nos idosos a doença mais comum denominada de reumatismo na verdade é artrose. Trata-se de um processo doloroso que ataca as articulações do joelho, da coluna cervical e lombar, do fêmur (osso da coxa) com o quadril e a última articulação dos dedos das mãos. Há um grande comprometimento da qualidade de vida, não apenas pela presença recorrente de dores nas articulações, mas também pela perda da autonomia.

São doenças que podem ocorrer em qualquer idade, algumas com predominância na juventude e outras nas idades mais avançadas. Costumam estar associadas a quadros de depressão e ansiedade, muitas vezes pouco valorizados, e que comprometem bastante o resultado do tratamento.

O reumatismo pode ter origem degenerativa, inflamatória, infecciosa, em distúrbios metabólicos ou imunológicos.

Muitos fatores favorecem ou agravam os quadros de reumatismo. O principal é o sobrepeso e a obesidade. Mas, também são importantes o sedentarismo, a ansiedade, a depressão, a presença de história familiar e alguns tipos de traumatismos.

È comum as pessoas associarem o reumatismo à variações climáticas como calor excessivo, frio intenso e umidade. Tais eventos climáticos não são causadores do reumatismo, no entanto, variações climáticas bruscas podem influenciar a percepção individual de quadros inflamatórios. Então, quem tem reumatismo pode ocorrer maior desconforto nessas circunstâncias.


TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O REUMATISMO

Fazer exercícios físicos prejudica as articulações?
Não. Exercícios feitos com orientação fortalecem as articulações.
Segundo a reumatologista Maria Angela do Amaral Gurgel, a prática de exercícios físicos é essencial para manter as articulações funcionando bem, já que as atividades físicas ajudam a melhorar o equilíbrio e controlar o excesso de peso. Além disso, exercícios que fortalecem os músculos diminuem a sobrecarga nas articulações e favorecem o alívio de dores "Músculos fortes dão maior estabilidade ao corpo, tirando a tensão de articulações", afirma a médica do Hospital Nove de Julho.

Que alimentos ajudam a proteger as articulações?
Alimentos ricos em cálcio, vitamina D e proteínas.
A ingestão de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como leite e seus derivados, couve e espinafre, é importante para manter a densidade dos ossos elevada, evitando desgastes e problemas como a osteoporose. A dieta não tem efeito direto em doenças como artrite, mas o fortalecimento dos ossos é um benefício associado", afirma Maria Angela.

Que alimentos podem causar dores nas articulações?
Pessoas com gota devem evitar frutos do mar e alimentos ricos em proteínas animal e gordura.
Para quem sofre com gota (concentração de ácido úrico nas articulações), alguns alimentos podem provocar dores e piorar o quadro da doença. "Pacientes que têm gota precisam ter cuidado com a ingestão de proteínas, já que o consumo exagerado desse nutriente aumenta os níveis de ácido úrico no sangue e, consequentemente, nos rins e nas articulações, causando crises", diz Pablius Braga. Mas, antes de cortar qualquer alimento da dieta, é preciso procurar um reumatologista e fazer os exames exigidos pelo médico.

Estalar as articulações aumenta as chances de artrite?
Não. Não influencia as chances de ter artrite.
O estalo ocorrer pela movimentação do líquido lubrificante existente nas articulações. Esse hábito comum, por mais que o ditado popular diga o contrário, não aumenta as chances de artrite. "Os estalos involuntários das articulações pode ser um sintoma precoce da artrite, mas de maneira alguma são a causa da doença", diz reumatologista Maria Angela. No entanto o reumatologista Pablius Braga, do Hospital Nove de Julho, alerta que repetir o ato muitas vezes pode sim causar pequenos problemas. "Quando forçamos nossas articulações de maneira não natural, há o risco desgasta maior do que o comum".

Quem fica muito tempo na mesma posiçãoprejudica as articulações?
Sim, já que diminui a lubrificação.
Quanto mais as articulações são usadas, maior será sua lubrificação e sua eficiência. Por isso, pessoas que permanece longos períodos sentadas possuem mais chances de sofrer dores nas articulações do corpo. "Além disso, pessoas que se movimentam mais tendem a ter músculos mais alongados, fator que protege as articulações", explica a especialista Maria Angela do Amaral Gurgel, do Hospital Sírio Libanês.

O sobrepeso e obesidade são fatores de risco para dores nas articulações?
Sim. O aumento de peso, além na mudança na maneira de andar, faz com que as pessoas que estão com sobrepeso ou com obesidade tenham mais dor nas articulações. "Além disso, pessoas que estão com excesso de peso normalmente têm hábitos sedentários e tem músculos menos tonificados. Isso piora a sobrecarga nas articulações", alerta Maria Angela do Amaral Gurgel. Para começar um treino sem risco de lesões, o ideal é procurar um professor de educação física para avaliar que carga seu corpo consegue suportar.

O consumo de álcool pode causar dores nas articulações?
Sim. Assim como as proteínas e gorduras, o álcool aumenta a concentração de ácido úrico no sangue. Para quem apesenta dificuldades para expelir esse componente através da urina, o consumo de bebidas alcoólicas pode desencadear o acúmulo de ácido úrico nas articulações, aumentando a dor e o desconforto. "O álcool é uma das poucas substâncias que, em 100% dos casos, piora as dores de quem tem gota. Por isso, se o consumo não for interrompido, deve ser pelo menos moderado", alerta Pablius Braga.

Usar salto alto pode prejudicar as articulações?
Sim. O uso prolongado desse tipo de calçado pode fazer mal.
O salto alto, por concentrar praticamente todo o peso no corpo nos dedos e na ponta do pé, pode causar dores crônicas nessa região se for usado com muita frequência. "O salto alto também provoca uma mudança em toda a mecânica do caminhar, alterando o modo como o corpo se equilibra e sobrecarregando algumas articulações", diz a reumatologista Maria Angela.


Fonte: MinhaVida | HelpSaude

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics