14 de novembro de 2011

Dia Mundial do Diabetes


Em 14 de novembro de 2011 comemora-se o Dia Mundial do Diabetes, doença metabólica que causa o aumento da taxa glicêmica no sangue e traz consequências como cegueira, infarto, derrame e lesões nos pés. O diabetes é uma enfermidade que atualmente tem avançado não só entre adultos, mas em crianças e adolescentes também.

Segundo relatório da Federação Internacional de Diabetes (FID), divulgado em 2010, há uma previsão que, em 20 anos, o Brasil tenha um aumento de 67% de incidência em diabetes entre adultos de 20 a 79 anos. Hoje existem 7,6 milhões de diabéticos no país, que está em 5º lugar no ranking mundial.

Maus hábitos, como a falta de exercícios e má alimentação, são os fatores para os altos indicadores da doença atualmente. O aumento de casos de diabetes tipo 2 vem ocorrendo em razão da epidemia de sedentarismo, da obesidade e de maus hábitos de consumo alimentar.

A incidência de diabetes tipo 2 antes era comum em pessoas acima de 45 anos, porém a doença tem ocorrido em pacientes com excesso de peso, sem excluir crianças e adolescentes. O diabetes tipo 2 é controlado por meio de um equilíbrio entre os alimentos, exercícios físicos, controle de peso e em alguns casos, medicamentos como a insulina.

A diabetes é uma doença extremamente preocupante, pois quando não é tratada de forma adequada traz consequências graves à saúde do paciente. Se o nível de açúcar não for controlado, com o passar do tempo, podem surgir problemas mais sérios como: perda da visão, lesões graves nos pés, podendo evoluir para amputação, derrame, infarto do miocárdio e insuficiência renal, que requer o uso de terapias renais substitutivas como a hemodiálise ou transplante de rins.


Saiba mais - O círculo azul simboliza a vida e a saúde, e o azul reflete o céu que une todas as nações. A junção do círculo com a cor azul significa a unidade da comunidade global em resposta à epidemia do diabetes e funciona como um estímulo para a união da luta de controle da doença em todas as nações.

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics