17 de janeiro de 2012

Mantenha o cartão de vacinas atualizado


Um hábito simples que está ao alcance da população ajuda a evitar doenças que atingem não só as crianças como também os adultos.
Manter o cartão de vacina atualizado é medida fundamental para prevenção de diversos males como: hepatite B e C, caxumba, rubéola, sarampo, febre amarela, difteria, tétano, entre outras. As doses são oferecidas gratuitamente em qualquer Posto de Saúde.

Para as crianças, a imunização deve começar logo no nascimento, como é o caso da Hepatite B e da BCG (Tuberculose). Aos dois meses, devem entrar no cartão de vacina as doses da Tetravalente (Coqueluche, Difteria, Tétano e Meningite), Poliomielite (Paralisia Infantil), Rotavírus e Pnemocócica 10. Com três meses, é hora de iniciar a imunização contra a Hepatite C e Meningocócica C. Aos nove meses, é preciso tomar a vacina contra febre amarela. Já a tríplice viral (previne da caxumba, rubéola e sarampo) deve constar no cartão a partir dos 12 meses de idade.
Lembrando que o benefício do salário-família pago pela Previdência Social,  está condicionado à apresentação anual de atestado de vacinação obrigatória.

Adultos também devem ser imunizados
Além das crianças tomarem todas as vacinas nos períodos recomendados, os adultos também precisam atualizar o cartão de vacina periodicamente. Para Febre Amarela, Difteria e Tétano, a cada 10 anos são necessárias novas doses.

O Calendário de vacinação brasileiro é definido pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS) e corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do país.  Atualmente é constituído por 12 produtos recomendados à população, desde o nascimento até a terceira idade e distribuídos gratuitamente nos postos de vacinação da rede pública. Confira abaixo os três calendários de vacinação::: Calendário Básico de Vacinação da Criança
::
Calendário de Vacinação do Adolescente
::
Calendário de Vacinação do Adulto e do Idoso
:: Calendário de Vacinação da População Indígena  


Profissionais de Saúde
A vacinação adequada de profissionais de saúde diminui o risco de aquisição de doença por diminuir o número de suscetíveis a doenças imunopreviníveis e deve ser realizada previamente ao ingresso do profissional de saúde em sua prática diária.
Além das vacinas ordinariamente recomendadas aos profissionais de saúde e à população geral deve-se avaliar a indicação de outras vacinas (contra poliomielite, raiva, doença meningocócica, febre tifóide, varíola, coqueluche) segundo a prevalência local de doenças e os riscos individuais de exposição e morbidade.


fonte: MS | FarolCom | RiscoBiologico


Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics