5 de março de 2012

Semana de Mobilização Saúde na Escola


Começou nesta segunda-feira (5) a Semana de Mobilização Saúde na Escola para prevenção e controle da obesidade infantil. A ação do Ministério da Saúde acontece em 535 escolas públicas do estado de São Paulo. Outros estados também participam da Campanha. O tema escolhido para a primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá em mais 2.500 municípios de 5 a 9 de março será Prevenção da obesidade na infância e na adolescência.

Na Grande São Paulo, mais de 70 escolas públicas de Guarulhos, Santana do Parnaíba, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra serão alvo desta campanha.
A iniciativa vai envolver alunos com idade entre 5 a 19 anos, além de agentes de saúde, educadores e pais. No Brasil, segundo o IBGE uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela OMS. O índice de jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009.
As ações do Programa Saúde na Escola são desenvolvidas por equipes de Saúde da Família ligadas à Unidade de Saúde Básica (UBS). Profissionais de Saúde como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas se deslocarão até a escola para examinar as crianças e desenvolver práticas educativas de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde. “A manutenção do peso adequado desde a infância é um dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta”, explica a coordenadora do Programa Saúde da Família, Raquel Turci. Neste ano também serão programadas visitas da comunidade às Unidades Básicas de Saúde, ação prevista dentro da estratégia Saúde Mais Perto de Você.

O combate à obesidade infantil pode evitar a hipertensão e diabetes. Durante a Campanha as crianças serão pesadas, medidas para, em seguida, se fazer uma avaliação nutricional. Se necessário, elas serão encaminhadas para Unidades Básicas de Saúde para acompanhamento médico. Haverá ainda palestras aos pais orientando sobre a alimentação saudável.
A Semana de Mobilização Saúde na Escola acontecerá todos os anos e foi instituída por Portaria publicada no Diário Oficial da União. A adesão é voluntária e é uma das ações previstas no Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e Educação desde 2007 e que foi integrado ao Programa Brasil sem Miséria. “O PSE promove a articulação da rede básica de educação com o Sistema Único de Saúde para atenção, promoção e prevenção dos estudantes de 5 à 19 anos e a Semana é o pontapé inicial, uma forma das equipes se entrosarem, se conhecerem e, a partir daí, programarem as atividades que serão realizadas no ano”, explica o Secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães.
fonte: MS | G1 

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics