23 de novembro de 2012

Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele


24 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele. Nesse dia, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) coordenará a realização do Exame Preventivo Gratuito. Médicos voluntários e profissionais da saúde darão atendimento gratuito por todo o Brasil. Esta campanha acontece sempre no último sábado de novembro, há 13 anos, e já atendeu mais de 420.000 pessoas. Desta vez, serão 144 postos em hospitais públicos, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação. Todos os brasileiros estão convidados a comparecer. Em especial, a presença dos pacientes de risco é fundamental. Para saber quem se enquadra como paciente de risco, segue uma lista:

- quem tem caso de câncer de pele na família;
- quem tem pele muito clara, que sempre fica vermelha e nunca bronzeia;
- quem tem cabelos ou olhos claros;
- quem possui muitas pintas pelo corpo;
- pessoas que já sofreram queimaduras pelo sol;
- pessoas que possuem sardas na face ou ombros;
- quem já teve câncer de pele;
- pessoas que tomaram muito sol sem proteção;
- quem possui uma pinta que está mudando de cor;
- quem tem uma “feridinha” que não cicatriza;
- idosos.
Se você identificou um ou mais desses itens, venha fazer o Exame Preventivo Gratuito. Os endereços dos locais de atendimento podem ser consultados pelo site da SBD (www.sbd.org.br), e também pelo número 0800-7013187.
Quer saber um pouco mais sobre o evento? Então leia a entrevista que eu fiz com o dermatologista Marcus Maia, coordenador do Exame Preventivo Gratuito.
Em quais regiões do Brasil a incidência de câncer de pele é maior?
O Brasil é um país tropical e o grau de exposição solar é intenso em qualquer região. Mas considerando a distribuição geográfica racial, as regiões Sul e Sudeste concentram as pessoas com maior risco para câncer da pele.
Existem atividades mais sujeitas a câncer de pele?
Sim, todas as atividades nas quais os trabalhadores se expõem ao sol. Carteiros, pescadores, garis, pessoas que trabalham com construção civil etc. Mas não é só a exposição solar frequente que deixa uma pessoa mais suscetível ao câncer de pele. Suas características pessoais, como casos de câncer de pele na família ou pele muito clara são também fatores determinantes, independente dela trabalhar exposta ao sol ou não.
Existem categorias profissionais que recebem filtro solar como item de segurança?
Sim. Nada que seja obrigatório por lei, ainda, mas há. Os carteiros, por exemplo, por iniciativa dos Correios, utilizam bonés e filtro solar. Os funcionários da Saúde da Família também. E os garis utilizam bonés. Existem projetos para transformar em EPI — Equipamento de Proteção Individual — o boné, a camisa e o filtro solar.
Onde e quando será o tratamento das pessoas com câncer de pele diagnosticadas na campanha?
Todas as pessoas diagnosticadas serão encaminhadas para os serviços credenciados da Sociedade Brasileira de Dermatologia mais próximos de suas casas, nos meses após o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele.
 
fonte: VejaOnline
 

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics