4 de maio de 2010

4 de maio. Dia Mundial de Combate à Asma

O Brasil é o 8º país no mundo em prevalência de asma. Aproximadamente 20% dos brasileiros têm ou já tiveram alguma manifestação da doença, sendo que 25% destes têm a forma moderada ou grave, que pode levar à morte se não diagnosticada e tratada corretamente.

O Dia Mundial da Asma (DMA) que vem acontecendo em mais de 35 países desde 1996, e tem como objetivo maior conscientizar a população em geral, de asmáticos e familiares e gestores em saúde, sobre a possibilidade real de controlar todas as asmas e diminuir os indicadores que apontam para elevada prevalência da doença.

A asma é uma inflamação crônica das vias aéreas, especialmente brônquios e bronquíolos, os quais se tornam hipersensíveis a diversos estímulos, desencadeando crises de tosse, chiado, falta de ar e aperto no peito. É responsável por cerca de 350.000 internações no país, anualmente, sendo a quarta causa de hospitalizações pelo SUS (Sistema Único de Saúde), conforme adverte do dr. José Eduardo Delfini Cançado, presidente Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).



A mortalidade por asma aumentou gradativamente nos países em desenvolvimento nos últimos dez anos, correspondendo a 5% a 10% dos óbitos por causa respiratória. No Brasil, dados de 2000 revelam que a taxa de mortalidade foi de 2,29 a cada 100.000 habitantes. Em 2006, os custos do SUS com internações chegaram a 96 milhões de reais, o equivalente a 1,4% do gasto total anual com todas as doenças.



O diagnóstico da asma é baseado na história do paciente e no exame clínico, associados à avaliação da alergia e a prova de função pulmonar, também conhecida como espirometria, que mede a capacidade pulmonar. Sintomas como tosse, chiado e falta de ar, principalmente à noite e pela manhã ao despertar, são indícios da doença.



Prevenção e tratamento
Evitar contato com irritantes como produtos de limpeza, fumaça de cigarro, exposição a alérgenos e ácaros, bem como o tratamento de manutenção adequado com agentes anti-inflamatórios, entre eles corticóides inalatórios, são maneiras eficazes para evitar as exacerbações.
O corticóide inalatório é o principal medicamento utilizado no tratamento devido à sua ação profilática, melhorando o processo inflamatório dos brônquios, evitando a piora clínica dos sintomas e diminuindo a intensidade e frequência das crises, além de minimizar a perda da função pulmonar.



De acordo com o Consenso Brasileiro de Asma, o uso de corticóide inalatório isolado e, se necessário, associado à outra medicação, é a primeira alternativa para melhorar o controle clínico dos pacientes asmáticos. Medicamentos como beta 2 agonistas de longa duração, antileucotrienos, xantinas e corticóide oral são também opções para o controle da doença.



Plano Nacional de Controle da Asma
Diversos segmentos que prestam assistência aos pacientes asmáticos pleiteiam políticas públicas eficazes que viabilizem um tratamento efetivo e de qualidade. Em 1999, o Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) firmaram um acordo que estabelece diretrizes para a criação do Plano Nacional de Controle da Asma (PNCA).
A partir de então, as entidades criaram alguns programas de controle e atenção à asma. O esforço gerou experiências acumuladas de tratamento multiprofissional, controle da doença, redução da mortalidade e da procura a serviços de urgência.



O resultado de algumas destas experiências foi a conquista de financiamento de medicamentos para asma grave (portaria GM 1.318) e, mais recentemente, a portaria 2.577, que obriga o fornecimento de beta-agonistas inalatórios de ação prolongada e corticóide inalatórios. Desde 2005, o benefício também vem sendo estendido para casos de asma leve e moderada (portaria GM 2.084).



fonte: SPPT

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics