27 de novembro de 2010

Campanha de combate ao Câncer de Pele acontece sábado, 27


O Dia Nacional de Combate ao Câncer é 27 de novembro. E nessa data, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, por todo o Brasil, a 11ª Campanha Contra o Câncer de Pele. A campanha, gratuita, visa identificar o maior número possível de casos suspeitos do tumor que mais afeta os brasileiros.

Durante todo o sábado, os serviços dermatológicos credenciados da SBD vão realizar mutirões de atendimento à população, além de distribuírem material informativo e ministrarem palestras de esclarecimento sobre o que é o câncer de pele, seu diagnóstico e suas formas de tratamento e prevenção.

No Estado de São Paulo, através das distritais da SBD, serão 36 postos focados em atendimentos, encaminhamentos e biópsias, em 23 cidades. As pessoas atendidas cujos diagnósticos resultarem positivos serão imediatamente encaminhadas para tratamento clínico ou cirúrgico, nos serviços credenciados da entidade, sem nenhum custo financeiro ou necessidade de nova consulta.

Segundo a Dra. Selma Cernea, membro da SBD-SP e coordenadora nacional da Campanha, “esta iniciativa permite diagnosticar casos de câncer de pele em estágios iniciais, evitando quadros mais graves para os pacientes e contribuindo para a conscientização das pessoas sobre a importância da prevenção constante”.

No Brasil, cerca de 170 postos estarão prestando atendimento à população. No Estado de São Paulo, as cidades que terão atendimento durante o sábado (27) são: Barueri, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Dracena, Guarulhos, Ibiúna, Jaú, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Olímpia, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Jose dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba e Taubaté. Todas as demais cidades e os endereços completos estão disponíveis no site: www.sbd.org.br/campanha/cancer.


Quem deve procurar atendimento
O dermatologista Dr. Luiz Roberto Terzian, membro da SBD-SP e coordenador da Campanha Contra o Câncer de Pele no Estado de São Paulo, alerta para possíveis manchas que podem ter origem cancerígena. “É preciso estar atento a alguns sinais e sintomas: manchas ou pintas assimétricas, com bordas irregulares, várias cores ou maiores que 6 milímetros. Também é necessária atenção a lesões como espinhas, verrugas ou feridas que não cicatrizam e/ou sangram facilmente, normalmente indolores, que podem ser sinais de um câncer de pele. Caso observe uma ou mais dessas características é fundamental que se consulte um dermatologista”, orienta.

O médico ainda esclarece que a confirmação da suspeita de câncer de pele acontece no ato do exame, e é indolor. “O exame para detecção do câncer de pele não dói, pois é visual. Pode ser feito exame específico com o auxílio de um dermatoscópio, instrumento que funciona como uma lupa e permite identificar pigmentos e vasos característicos dos tumores de pele”, explica o dermatologista.
No ano passado, a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele obteve reconhecimento internacional por meio de sua entrada para o “Guinness World Records”. Foram realizados mais de 34.000 atendimentos em todo o Brasil em um único dia, por 3571 dermatologistas em 167 postos espalhados por 108 cidades de 24 estados do Brasil.
Cerca de 10% dos atendimentos realizados pela Campanha em 2009 resultaram em casos positivos da doença, e que foram devidamente tratados. Estimativas do Instituto do Câncer (Inca) apontam que serão identificados no Brasil cerca de 119.780 novos casos de câncer de pele somente em 2010.


Prevenção

Dr. Terzian afirma que “a radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele. Todas as pessoas, independentemente da sua tonalidade da pele, devem estar atentas e se proteger quando expostas ao sol”.

“Para se prevenir dos efeitos nocivos da luz solar e não desenvolver um câncer de pele, a melhor alternativa é evitar exposição direta ao sol, principalmente entre 10h e 16h, sem a devida proteção. Transformar em hábito algumas medidas simples, como o uso de camisetas, chapéus, óculos escuros e aplicação de protetor solar, são a melhor forma de prevenção”, explica o médico.

Quanto ao protetor solar, é importante que ele tenha no mínimo FPS 30 para as pessoas de pele clara, e seja reaplicado a cada 2 horas quando da exposição constante aos raios solares. “Esse é o caso de vendedores ambulantes, officeboys, garis e praticantes de esportes a céu aberto, por exemplo. E com a chegada do verão e o aumento da freqüência da população nas praias, a atenção deve ser redobrada”, ressalta Dr. Terzian.



Sobre o câncer da pele

O câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, surgem os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, e o mais perigoso deles é o melanoma – por apresentar alto índice de metástase e possibilidade de levar a morte. A radiação ultravioleta, além de favorecer o envelhecimento precoce da pele, é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer, que ocorre principalmente pela falta de cuidados de fotoproteção.


fonte: Lazer-Beleza/GN

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics