21 de novembro de 2010

Dia nacional de conscientização do Stress


Este ano comemoramos em 21 de novembro o Dia Nacional de Conscientização do Stress. Desde 2001, a ISMA-BR* promove a data, sendo que desde 2009, a Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 3555/2008 instituindo o Dia Nacional de Conscientização do Stress, a ser comemorado no Brasil no terceiro domingo de novembro, anualmente.

O estresse é uma reação do organismo a uma ou mais sobrecargas, sejam elas de ordem física ou psíquica. Reduz a defesa imunológica do organismo e pode desencadear doenças, entre elas a depressão. O combate ao estresse está relacionado a hábitos saudáveis, à atividade física regular e a tratamentos como psicoterapia.

O objetivo da data é conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e do desenvolvimento de técnicas eficazes para gerenciar o stress através de informações e orientações ao público e oferecendo testes para medir o nível de stress, problema que afeta 70% da população do país, sendo que 30% estão em nível crítico.

A comemoração, gratuita e aberta ao público, conta com a presença de especialistas na área da saúde que medem o nível de stress dos participantes e a sua suscetibilidade a doenças através do teste do psiquiatra norte-americano Richard Rahe, um dos mais respeitados internacionalmente nas medições de stress. Através de parcerias com instituições preocupadas com a qualidade de vida da população, monitora-se as condições de saúde dos interessados. A iniciativa da ISMA-BR tem servido de modelo para inúmeras ações que são desenvolvidas em diversas cidades brasileiras.

*A International Stress Management Association (ISMA) surgiu nos Estados Unidos em 1973, com o objetivo de contribuir para a redução de doenças decorrentes do stress, colaborando para uma melhor qualidade de vida em todo o mundo. Atualmente, a ISMA  está presente em 12 países: Alemanha, Austrália, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong, Índia, Inglaterra, Japão, Rússia e, mais recentemente, a ISMA-BR no Brasil.


Teste seu nível de estresse:


 
fonte: Isma-Br/ClicRBS

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics