27 de julho de 2011

28 de julho: Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais


Desde 2010, o dia 28 de julho é o “Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais”. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde para chamar a atenção para uma doença que, além de silenciosa, é um constante problema de saúde pública no Brasil.

O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano e, quando inflamado, altera todo o funcionamento do organismo. A esta inflamação dá-se o nome de hepatite. As hepatites virais estão entre as principais causas de inflamação do fígado e as mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.

A Hepatite A é adquirida através da ingestão de água e alimentos contaminados pelo vírus da hepatite A. Assim, devemos dar especial importância ao ato de lavar bem as mãos antes e depois de ir ao banheiro, antes das refeições, além de lavar corretamente frutas e legumes antes de consumi-las. Já as Hepatites B e C são transmitidas por via parenteral, isto é, através do uso de drogas injetáveis, transfusões com sangue contaminado e realização de procedimentos com material contaminado e não esterilizado (como tatuagens e procedimentos estéticos em salões de beleza). No caso da Hepatite B ganha destaque também a transmissão através de relações sexuais sem preservativos e durante o parto das mães infectadas pelo vírus da hepatite B.

Atualmente a Hepatite C é a maior causa de cirrose, sendo assim a principal doença que leva os pacientes ao transplante de fígado. Sua descoberta foi feita em 1989, mas apenas a partir de 1992 os bancos de sangue começaram o seu rastreamento entre os doadores. Assim, pacientes que receberam transfusões de sangue antes desta data estão entre a população de risco.


Saiba mais:
São Paulo: diagnóstico de hepatite cresce 57% 


fonte: ParanaShop | ICF

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics