27 de julho de 2011

Semana Mundial de Aleitamento Materno 2011

De 1º a 7 de agosto, a Semana Mundial de Amamentação, vem este ano com o tema “Comunique-se! Amamentação: Uma Experiência em 3D”.

A campanha é realizada desde 1992 para promover as metas da “Declaração de Innocenti”. E porque 3D? 
 
É comum olharmos o apoio a amamentação em 2 dimensões: TEMPO – da gravidez ao desmame e LUGAR – na residência, na comunidade, no sistema de saúde, etc. Mas nenhuma destas dimensões tem muito impacto sem a terceira dimensão – a COMUNICAÇÃO.
A comunicação é essencial na proteção, promoção e apoio a amamentação.

As mulheres necessitam de apoio e estão falando:
- Dialogue comigo!
- Troque experiências comigo!
- Comunique-se! Amamentação – uma experiência em 3D.

Estamos vivendo em um mundo onde indivíduos e comunidades estão conectadas e notícias instantâneas vão rapidamente de um lado para o outro, cruzando pequenas e grandes distâncias. Novos canais de comunicação estão sendo criados a cada dia.

Com esse tema a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA) quer convidar todos os profissionais de saúde para compartilhar experiências, alcançando as diferentes mulheres e comunidades para que tenham mais controle do seu processo de amamentação e da própria vida.

A sugestão é empoderar mulheres e comunidades, lançando mão dos vários canais de comunicação, tratando a comunicação em vários níveis e entre vários setores, cruzando gerações, setores, gêneros e culturas. Ampliando nossos horizontes e espalhando informações sobre amamentação para além do nosso tempo e local,

... mas tudo isso para provocar diálogos importantes sobre amamentação.

Com o tema da SMAM 2011, temos a oportunidade de pensar sobre a comunicação e sua importância para o sucesso da proteção, promoção e apoio a amamentação.



Biblioteca Virtual em Saúde Aleitamento Materno Brasil
A BVS Aleitamento Materno Brasil surgiu da necessidade de divulgação, integração e compartilhamento de informação relevante neste tema, oferecendo aos seus usuários a mais qualificada informação científica e técnica no assunto. Lançada oficialmente em abril de 2005, a BVS Aleitamento Materno Brasil atualmente registra uma média mensal de 6 mil acessos.


fonte: RedeBLH | FioCruz

 

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics