28 de abril de 2010

28 de abril. Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho


Sabia que, anualmente, há mais de 2 milhões de mortos por acidentes e doenças profissionais? Que destes, 22 mil são crianças?
Sabia que morrem mais de 6 mil trabalhadores num dia?
Sabia que o trabalho causa mais mortos que as guerras?

Cada um dos 337 milhões de acidentes que ocorrem todos os anos no local de trabalho geralmente costumam envolver baixas laborais prolongadas. “O custo humano que representa essa tragédia diária é incalculável. No entanto, estima-se que os custos econômicos da perda de dias de trabalho, o tratamento médico e as pensões pagas a cada ano equivalem a 4% do PIB mundial.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) definiu desde 2003 o 28 de abril como o Dia Mundial sobre Segurança e Saúde no Trabalho.

O grande objetivo da comemoração é promover a conscientização sobre a importância da segurança e saúde no trabalho..

Saúde e vida no trabalho
A segurança e a saúde de todos são também responsabilidade de cada um de nós. Para um local de trabalho seguro e saudável é necessária a colaboração de todos.

Um Serviço de Saúde Ocupacional deve visar “promover as condições de trabalho que garantam o mais elevado grau de qualidade de vida no trabalho, protegendo a saúde dos trabalhadores, promovendo o seu bem-estar físico, mental e social, prevenindo a doença e os acidentes”.

Setor de saúde
Para os profissionais da área da Saúde existem várias normas de segurança, e o foco é a Norma Regulamentadora de número 32, mais conhecida como NR-32, que trata da segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde. Segundo o engenheiro de segurança da Secretaria de Saúde de Brasília/DF, Antônio Saraiva, o foco é a prevenção. “Há um risco em potencial dentro dos hospitais, para quem trabalha na área da saúde. Apesar dos funcionários conhecerem as condições de trabalho, às vezes, eles desconhecem os principais riscos. Então a NR-32 visa resgatar a proteção dos trabalhadores da saúde. Como se trata de uma norma, ela tem força de lei e precisa ser cumprida por todos”, explica. 

Num Hospital, na radiologia, por exemplo, usar roupa específica para evitar contato com a radiação. Os enfermeiros e médicos devem lavar as mãos e sempre usar luvas. É muito raro acontecer uma perfuração ou corte no Centro Cirúrgico, mas pode acontecer e o importante é o cuidado e a prevenção.

No Brasil, suspeita-se que nem todos os acidentes de trabalho são registrados. Contudo, de acordo com a OIT, o Brasil está em quinto lugar em relação ao número de mortes, acidentes e doenças nos locais de trabalho.
 

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics