22 de março de 2010

24 março. Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose

Doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões, a tuberculose é causada pelo bacilo de Koch, microorganismo cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis. Tosse crônica (a partir de duas semanas), suor noturno, febre, dor no tórax, perda de peso lenta e progressiva e falta de apetite e de disposição são alguns dos sintomas da doença.

A tuberculose (TB), chamada antigamente de "peste cinzenta", e conhecida também em português como tísica pulmonar ou "doença do peito" - é uma das doenças infecciosas documentadas desde mais longa data e que continua a afligir a Humanidade nos dias atuais. Grande terror do século IX e boa parte do século XX, chegou a ser responsável por uma morte em quatro na Inglaterra de 1815, ainda em 1916 éra responsável por uma em cada seis mortes na França.

Sem tratamento, ceifou milhares de vidas, principalmente entre os mais jovens, podemos citar algumas celebridades acometidas pela “peste cinzenta” como era conhecida na Europa, em função da cor pálida de seus portadores. Assim George Orwel, escritor britânico (46 anos), Julio Diniz, escritor português (31) e os brasileiros Alvares de Azevedo (20), Castro Alves (24), José de Alencar (48), Manoel Bandeira (82) e Noel Rosa (26) são apenas alguns famosos entre milhares de vitimas do grande mal. Até 1946 não existia tratamento para a doença que até então só podia ser prevenida, já que sua forma de transmissão já era conhecida

O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease - IUATLD). A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch, um dos fundadores da microbiologia.

O Brasil está entre os 20 países com maior carga da doença - no país são notificados cerca de 80 mil casos novos por ano, sendo 1/5 deles em São Paulo.

 
80% dos casos de tuberculose no mundo estão concentrados nos países assinalados em vermelho. Fonte: OMS

1. O que é
O objetivo do Dia Mundial de luta contra a Tuberculose é buscar sustentação em direção a conseguir até 2050 um mundo livre da tuberculose.
Para acelerar a ação social e política no sentido de evitar a propagação desnecessária de TB pelo mundo. Para isso, os alvos são:
• Reunir os governos, profissionais de saúde e as ONGs para reforçar o compromisso contra a tuberculose;
• Promover o controle da TB e o cuidado adequado dos doentes;
• Aumentar a consciência pública sobre a TB, sendo também uma oportunidade para desencadear ações educativas sobre a doença;
• Colocar a TB com maior destaque na agenda internacional.

2. Metas – O Plano Global
A tuberculose foi incluída entre as prioridades da Organização Mundial da Saúde, como parte do objetivo geral – ações para uma vida mais saudável. Entre as metas do milênio (Millennium Development Goals – MDGs) está reduzir à metade a incidência e a mortalidade por tuberculose até 2015 e, como meta de longo prazo, eliminar a TB como problema de saúde pública até o ano 2050.
Para conseguir esse impacto na tuberculose, é preciso construir as parcerias entre os governos, as organizações da sociedade civil e toda a população.
A aliança mundial STOP TB lançou um Plano Mundial para Deter a Tuberculose 2006-2015. Nele são detalhadas as atividades necessárias para reduzir drasticamente a carga mundial de tuberculose, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio definidos pela Organização Mundial da Saúde.

3. Por que um dia
O objetivo é manter e ampliar esforços para conseguir sustentação da luta contra a tuberculose. Mobilizando comunidades, aumentando a consciência sobre o problema, incentivando governos e voluntários para investir no controle de TB, e na chamada para o compromisso conjunto.

Ainda há pessoas que não sabem disso, mas tuberculose não é uma doença do passado. Ao contrário, ela é uma preocupação mundial, pelo número de casos e pela sua gravidade.
A população, e mesmo os profissionais de saúde, muitas vezes não pensam em tuberculose. Muitas vezes, a demora até o diagnóstico ultrapassa um mês. Enquanto isso, o doente está transmitindo a doença. E no entanto, quase sempre o diagnóstico pode ser confirmado com um exame simples e acessível. Assim, a doença continua a se propagar na população.
Uma vez feito o diagnóstico, o problema é a duração do tratamento. O doente tem que tomar a medicação diariamente, por um período de 6 meses. Mas depois de algumas semanas ele já se sente bem, e aí pode abandonar o tratamento. Mas o tratamento irregular pode levar ao aparecimento de resistência aos medicamentos, os sintomas podem voltar e a doença vai ficando cada vez mais difícil de curar. Pior ainda – este doente pode transmitir tuberculose resistente às outras pessoas e, se elas adoecerem, já terão menor chance de cura.
É chocante o número de pessoas que ainda morrem por tuberculose – só no Estado de São Paulo, são mais de 1000 por ano. São pessoas em geral jovens, pais de família, cuja morte prematura poderia ser evitada.

Toda pessoa tossindo há mais de três semanas deve procurar um posto de saúde.

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics