9 de dezembro de 2010

Época de temporais exige cuidados com a saúde


Em época de tempestades e alagamentos, além dos perigos que as pessoas que tiveram contato direto correm em contrair doenças, aumentam os riscos de contaminação também pela água e pelos alimentos.

Ao longo de seu caminho, as cheias agregam resíduos e microorganismos de várias origens, por isso são perigosas para a saúde de quem está em contato com elas. Como consequência, ficamos mais vulneráveis a doenças como leptospirose, hepatite A, diarréias, febre tifóide e até mesmo cólera.

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo elaborou dicas que podem ajudar a população a evitar doenças causadas pelo contato com água e lama infectadas pelas enchentes.

É fundamental que se evite contato com as águas infectadas. Caso seja inevitável, o ideal é permanecer o menor tempo possível. Não deixe que crianças nadem ou brinquem no resultado das enchentes. Além do perigo de infecções, as enxurradas também são perigosas, pois podem arrastar até adultos.

“Esses cuidados são essenciais para que as pessoas possam se prevenir contra doenças infectocontagiosas mais incidentes na época de chuvas, especialmente a leptospirose, que nos casos mais graves pode até levar à morte”, afirma Maria Cristina Megid, diretora da Vigilância Sanitária Estadual. 



Dicas

»_Evite manusear objetos que tenham sido atingidos pela água ou lama. 
As cheias podem contaminar pisos, paredes, móveis e outros objetos. Proteja os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos. »_Jogue fora medicamentos e alimentos que entraram em contato com as águas da enchente, mesmo que eles estejam bem embalados.
»_No caso dos utensílios domésticos (panelas, copos, pratos e objetos lisos e laváveis), lave-os normalmente com água e sabão. Depois, prepare uma solução desinfetante, diluindo um copo (200 ml) de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) em quatro copos de água (800 ml). Mergulhe na solução os objetos lavados, deixando-os ali por, pelo menos, uma hora.
»_No caso dos pisos, paredes, móveis e outros objetos, após retirar a lama, lave o local com água e sabão e, a seguir, prepare uma solução diluindo um copo (200ml) de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) para um balde de 20 litros de água. Umedeça um pano na solução e passe nas superfícies, deixando-as secar naturalmente.
»_Lave as mãos antes de cozinhar ou comer. 
»_Não se deve usar água de inundação nem qualquer água contaminada para beber, fazer gelo, escovar os dentes, cozinhar ou lavar roupa.
»_Beba sempre água potável, que não tenha tido contato algum com as enchentes, e a utilize no preparo da comida.
Para garantir que a água é segura para consumo, ferva-a por pelo menos um minuto, ou adicione duas gotas de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) para cada litro de água.
»_Para higienizar verduras, frutas e hortaliças, dilua uma colher (sopa) de água sanitária em um litro de água tratada ou fervida. Lave os alimentos em água corrente e, em seguida, deixe-os imersos na solução por 30 minutos. Para finalizar, limpe-os novamente com água limpa, antes de consumir.
»_Prefira consumir os alimentos assados e cozidos; os legumes e frutas descascados.


fonte: SPGov

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics