15 de dezembro de 2010

Verão. Onde está o perigo?


Ahhhh! Está chegando o Verão, a estação mais quente do ano. Muito calor e dias bem longos. As temperaturas estão lá em cima. Mas você só se preocupa em curtir ou assume um comportamento de cuidados que previnem doenças em curto e longo prazo?
Portanto cuidado! Abaixo algumas condições que podem prejudicar o seu verão.

Acidentes 
Vigie atenta e permanentemente as crianças. Utilize dispositivos de segurança (bóias e braçadeiras) adaptados à idade da criança e ensine-a a nadar o mais cedo possível. Coloque braçadeira com identificação e telefone para contato, caso a mesma se perca;
Opte sempre por frequentar praias devidamente vigiadas;
Não mergulhe em locais desconhecidos;
Respeite as bandeiras das praias e as indicações dos guarda-vidas;

Alimentos
Consumir preferencialmente alimentos frescos e cozinhados na hora e no caso de ter dúvidas sobre a procedência dos mesmos não os consumir;
Evite refeições pesadas e a ingestão de bebidas alcoólicas. Após uma refeição, aguarde uma hora antes de entrar na água.

Queimaduras de sol
É consequente da exposição excessiva aos raios ultravioletas. Os sintomas são: vermelhidão, ardência e formação de bolhas (queimaduras de 2º grau). As medidas preventivas são as mesmas da insolação. 

Insolação
É decorrente da exposição excessiva do corpo ao sol, podendo produzir queimaduras graves. Os principais sintomas são: vermelhidão da pele, temperatura corporal elevada, queda de pressão arterial, dor de cabeça, tontura, náuseas, desidratação e desmaio. Como prevenção, evitar o sol entre 10 e 16 horas, usar e abusar de líquidos e usar protetor solar, óculos escuros e chapéu. 

Alergias de sol
Ocorrem pelo efeito direto do sol sobre a pele ou de forma indireta, como uso de cosméticos, perfumes, produtos caseiros, medicamentos e picadas de insetos, que deixam a pele sensível aos raios solares. Os sintomas são: coceira, edema, manchas e erupções cutâneas. Para a prevenção, além dos cuidados com o sol, deve-se reconhecer os fatores que a determinaram. O tratamento é feito com antialérgicos sob orientação médica.

Micoses
São infecções da pele e unhas causadas por fungos que se multiplicam no verão devido ao calor e umidade. Os sintomas são: coceira, manchas brancas, escamações, principalmente nas dobras do corpo, unhas esfarinhadas e frieira entre os dedos dos pés. Para a prevenção, evitar locais úmidos e quentes, evitar andar descalço em vestiários de piscinas, manter os calçados bem arejados e secar bem as dobras do corpo e entre os dedos dos pés.

Herpes labial
É uma infecção produzida por vírus que acomete pessoas com baixa imunidade, estressadas e com exposição intensa ao sol. Os sintomas são: vermelhidão, ardência no local, seguidas da formação de bolhas dolorosas que, depois de secas, formam crostas. O tratamento deve ser feito sob orientação médica e dura em média 15 dias.

Bicho geográfico (larva migrans)
É um parasita do intestino de cães e gatos que, em contato com a pele humana, determina coceira intensa e lesão na pele em forma de túnel, principalmente ao nível dos pés e nádegas. Para a prevenção, não levar cães e gatos para a praia, não andar descalço e não deitar na areia sem a proteção de uma toalha.

Fitodermatose
Significa a reação de um vegetal (fito) na pele (dermatose) sob a ação do sol. Os principais vilões são o limão (taiti), o figo, a bergamota e o nabo. É importante lavar bem as mãos após o contato com o produto. O tratamento deve ser feito sob orientação médica.

Queimaduras por água viva
Aplicar água salgada ou vinagre sobre a região afetada. No caso de dor muito intensa, administrar analgésico e conduzir a vítima para um serviço de emergência.

Piercings e tatuagens
Se executados em locais sem fiscalização sanitária, aumentam o risco de se contrair hepatite B e C e outras doenças transmitidas por sangue contaminado. Para a prevenção, realizar o procedimento com um profissional licenciado e que utilize material descartável.


fonte: Fiocruz/DrBodachne

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics